• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Exercício com pesos e aeróbio - como conciliar?



Dúvida comum de quem malha, ou quer malhar, é como fazer para conciliar os exercícios aeróbios e os de peso para que ambos tenham melhor efeito e resultados potencializados. Aeróbios em um dia e peso em outro? Conjugar ambos, revesando ou fazendo um depois o outro?
Pois hoje a Débora Flores sana essas dúvidas, vamos lá a mais um post da nossa consultora?
Está ótimo!!!

"Boa tarde! Um dos grandes mitos que se ouve por aí é o de que o exercício aeróbio atrapalha a hipertrofia (ganho de massa muscular).
Além disso, é muito comum ver as pessoas em dúvida se realizam o exercício aeróbio antes ou depois do resistido (musculação, ginástica lozalizada, circuito funcional...).
Vou tentar esclarecer as duas questões.
Esqueçam essa ideia de que quem quer ganhar massa não pode fazer aeróbios (corrida, bicicleta..). Você pode fazer tudo o que quiser e só perderá massa muscular com o exercício, seja ele qual for, se estiver mal alimentado. Por isso, insisto tanto no acompanhamento com um nutricionista. Ele é o profissional capaz de adequar a sua alimentação de forma que consiga realizar todas as atividades sem que falte nenhum nutriente. Se você sente prazer em fazer uma corridinha e, ao mesmo tempo, treina com objetivo de ganho de massa muscular, não se abstenha.
A única ressalva que faço é para as pessoas que treinam para corridas de rua e também para a hipertrofia de membros inferiores. Qualquer treino intenso provoca dor muscular tardia que, geralmente, atinge o pico 48h após a sua realização. Uma corrida nesse dia, por exemplo, pode ser desconfortável pela dor e sensação de peso nas pernas. Por esse motivo eu prefiro dizer que o treinamento intenso com pesos para membros inferiores pode atrapalhar o desempenho no treinamento aeróbio, se mal planejado. Peça ajuda a um professor para dividir as atividades na semana, de acordo com suas prioridades e favorecendo o seu aproveitamento ou performance.


Mas e se as duas atividades forem feitas no mesmo dia, qual a ordem correta? Aeróbio antes ou depois do resistido? Depende do seu objetivo.
A atividade que for realizada primeiro será feita com um melhor desempenho. Faça você mesmo o teste. Em um dia corra ou pedale e depois vá para seu treino de musculação ou aula de localizada. No outro faça a ordem inversa. O desempenho no exercício com pesos é muito maior quando realizado primeiro. Então, se a sua prioridade é na parte muscular, ao invés da cardio, invista nessa ordem. Mas se o seu foco é uma competição de corrida você pode, em alguns dias, focar nessa atividade. Mesmo assim, aproveito para ressaltar que para qualquer tipo de esporte a preparação e o fortalecimento da musculatura envolvida é fundamental. Portanto, converse com seu professor e encontrem uma forma de privilegiar tudo o que é importante para você!

Beijos e até a próxima!"


Quer saber mais sobre atividade física e saúde? Acesse o Blog deboraflores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário