• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Especially for you!

Há algum tempo, em um dos nossos cursos de atualização, eu disse para a professora que o que me fascinava no processo de consultoria de imagem é que, apesar de tantas técnicas objetivas, existia um lado muito subjetivo de análise do cliente que, não raro, deixava cair por terra algumas regras e conceitos.
Aquele comentário mexeu, visivelmente, com todas as colegas e com a própria professora.
Naquele final de mais um dia puxado de aula eu e Tininha ficamos reflexivas e conversamos muito sobre o, digamos, "impacto" da afirmação feita mais cedo.
Para nós era algo simples, uma constatação que já refletia, naquela época, exatamente, o modo como sempre conduzimos nosso trabalho ao longo de todo o processo da consultoria de imagem: pautado nas técnicas, mas guiado, sobretudo, por tudo o que cerca a vida do cliente naquele momento específico e no seu histórico de vida.
Criar um vínculo emocional, com elos de confiança e cumplicidade, é o que permite ao consultor entender os verdadeiros desejos, anseios e expectativas de cada cliente.


Aplicar as técnicas é a parte mais simples e fácil, mas claro, não mesmos importante e fundamental para um resultado pleno e eficaz.
O grande desafio, contudo, é conseguir decifrar o que não foi dito. Perceber as nuances envolvidas no desejo de mudança e adaptar o processo de forma a atender esse universo particular de anseios e expectativas.
Para isso pode ser necessário, inclusive, modificar o objetivo inicial, fugir do script e repensar a abordagem de determinados temas e questões. Nada disso precisa ou deve ser exposto de forma direta para o cliente. Cabe ao profissional flexibilizar as "regras" e adaptar a receita do bolo para a realidade e personalidade de cada um.
Somente assim, com a criação de vínculo e laços, e adaptações dos métodos e regras, entendemos ser possível realizar nosso trabalho com profissionalismo e qualidade, atingindo os objetivos explícitos e os subliminares que, em muitos casos, são os mais verdadeiros e legítimos.
Ao consultor cumpre ir além, muito além. Sensibilidade, sensitividade e intuição são ferramentas tão valiosas e indispensáveis quanto as técnicas e teorias. Ele deve saber aplicá-las em um processo único, que se desenvolve especially for you!
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário